The Bad Plus: jazz irreverente agora com vocais

|

Com seu oitavo CD (“For All I Care”, Universal) chegando às lojas, o trio norte-americano The Bad Plus faz rápida turnê pelo sudeste do país: toca no Bourbon Street (hoje) e no Sesi (amanhã), em São Paulo; depois vai ao Festival de Rio das Ostras (RJ), dias 12 e 13.

Conhecido por suas releituras jazzísticas, até vanguardistas, de hits do pop e do rock, o trio investe desta vez em canções das bandas Nirvana (“Lithium”), Pink Floyd (“Comfortably Numb”), Wilco (“Radio Cure”) e Bee Gees (“How Deep Is Your Love”), entre outras, além de uma composição do erudito Igor Stravinsky (“Variation d’Apollon”).

Novidade mesmo é a presença de Wendy Lewis, cantora da cena indie, que acompanha a banda no álbum e na atual turnê. “Já pensávamos em fazer uma parceria havia algum tempo. Como tocamos música pop contemporânea, gravar com uma vocalista nos pareceu algo mais sólido”, diz à "Folha" o baixista Reid Anderson, que formou a banda com Ethan Iverson (piano) e David King (bateria), em 2000.

Anderson admite que, ao saber das gravações com a vocalista, fãs do trio estranharam a parceria. “Depois de nos ouvir, eles mudaram de opinião. Viram que Wendy é uma grande cantora e não compromete em nada o que fazemos”, comenta.

Para esses fãs xiitas, o baixista revela algo que vai deixá-los bem animados: o trio planeja um álbum só com composições inéditas. “Temos muito material de nossa autoria. Como a banda vai completar 10 anos, pensamos em entrar em estúdio já no início do ano”.

(publicada na "Folha de S. Paulo", em 9/06/2009)



0 comentários:

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB