13 abril 2021

Instrumental Brasileiras: série de podcasts exibe os talentos de dez mulheres

                                   A instrumentista e compositora carioca Carol Panesi / Foto de Priscila Prade 

Depois de promover uma extensa programação online de aulas abertas e oficinas de música (incluindo modalidades como improvisação, arranjo, voz e até engenharia de áudio), o projeto Instrumental Brasileiras oferece um material bastante educativo para quem ainda pensa que o universo do jazz e da música instrumental brasileira é reservado aos homens.

Uma série de oito podcasts destaca discos e as trajetórias pessoais de talentosas instrumentistas e compositoras brasileiras do gênero. O primeiro episódio focaliza a compositora e vocalista paulista Ana Malta, que lançou “Outra Voz”, seu primeiro disco como solista, em 2019. Ana se formou no renomado Conservatório de Tatuí, onde leciona canto. Também é integrante da orquestra Vintena Brasileira.

Os episódios posteriores seguem o mesmo formato do primeiro. Entre uma faixa e outra de seus discos, as artistas convidadas contam como se envolveram com a música e comentam suas experiências nessa área. As entrevistas são conduzidas por Indiara Belo, idealizadora e curadora do projeto.

O elenco da série também inclui a flautista e clarinetista Aline Gonçalves, a saxofonista e flautista Daniela Spielmann, a flautista e saxofonista Mariana Zwarg, o Duo Gisbranco (formado pelas pianistas Bianca Gismonti e Claudia Castelo Branco), a baterista e percussionista Vera Figueiredo, a violinista e trompetista Carol Panesi e as flautistas e compositoras Léa Freire e Maiara Moraes.

Os oito podcasts da série Instrumental Brasileiras estão disponíveis neste link do Spotify

Nenhum comentário:

Postar um comentário