JazzTempo Itália: festival traz Mirabassi e outros craques do jazz italiano

|

             Gabrielle Mirabassi (no centro), com Nando Di Modugno e Pierluigi Balducci /Foto: Divulgação 

O clube paulistano JazzNosFundos vai sediar pela primeira vez um festival internacional. Realizado em parceria com o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo e com o projeto Puglia Sounds, o JazzTempo Itália traz músicos de prestígio na cena do jazz italiano para shows em São Paulo (de 20 a 22/9) e Brasília (dias 24 e 25/9). 

O elenco da primeira edição do JazzTempo destaca músicos da região de Puglia (no sul da Itália). Já conhecido entre o público brasileiro graças a seus concertos e gravações com Guinga e André Mehmari, o virtuose do clarinete Gabrielle Mirabassi exibe, no dia 20/9, o repertório do álbum “Amori Sospesi” (2015). A seu lado estarão o violonista Nando Di Modugno e o contrabaixista Pierluigi Balducci, com os quais gravou esse disco.

Outra atração da noite de estreia é o baterista e compositor Francesco Ciniglio (nascido na região de Nápoles, também ao sul da Itália). Destaque da nova geração do jazz, no início desta década ele se radicou em Nova York, onde já gravou e/ou tocou com vários craques do gênero. Ciniglio vai se apresentar com três músicos de São Paulo: Daniel D’Alcântara (trompete), João Bueno (piano) e Felipe Gianei (contrabaixo).

O guitarrista, produtor e DJ Nicola Conte é a atração principal das noites de 21 e 22/9. Fã da música brasileira (até já assinou duas compilações de clássicos da bossa nova e da MPB para o selo inglês FarOut), Conte vem acompanhado pela banda Spiritual Galaxy, com a qual lançou em 2018 o álbum, "Let Your Light Shine On” (selo MPS). Ele mesmo já rotulou seu som atual de “afro-jazz cósmico”.

As duas noites finais do evento, em São Paulo, contam também com o saxofonista Gaetano Partipilo e seu quinteto The Boom Collective, que inclui os vocais de Angela Esmeralda. Com esses músicos, Partipilo lançou no final de 2017 o álbum “The Boom Collective”, que condensa influências bem diversas: do ruidoso jazz de John Zorn às clássicas trilhas sonoras de John Barry, passando até pelo rock do Radiohead.

Mais compacto, em Brasília, o festival JazzTempo Itália terá uma única atração: o trio de Mirabassi, com Di Modugno e Balducci, leva o concerto “Amori Sospesi” ao palco do Clube do Choro, nos dias 24 e 25.


Outras informações em jazznosfundos.net/home.php






0 comentários:

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB