AsuJazz: CCPA Quintet e Emphatia Duo exibem música brasileira no festival paraguaio

|

                                                                                    Músicos do CCPA Jazz Quintet

Na programação oficial do AsuJazz, festival internacional que vem ocupando durante esta semana diversos palcos da cidade de Assunção (no Paraguai), o Brasil só está representado por Ivan Lins. O compositor e cantor carioca vai encerrar o evento, no próximo sábado (6/10), em uma noite com sete atrações, ao ar livre, na Praça da Democracia.

Por isso ninguém esperava ouvir tanta música brasileira durante a terceira noite desse evento, realizada ontem (3/10), no solene Teatro Municipal, no centro da capital paraguaia. As primeiras surpresas vieram no repertório do talentoso CCPA Jazz Quintet, jovem grupo ligado ao Centro Cultural Paraguaio Americano, que há duas décadas também promove seu festival de jazz em Assunção.

Depois de relembrar “Bebop” (de Dizzy Gillespie), clássico do jazz moderno, o quinteto tocou “210 West”, samba salseiro da pianista maranhense Tania Maria. O baterista do grupo, Sebastián Ramirez, fez questão de comentar que essa composição faz parte de “The First”, álbum que a baterista paulista Lilian Carmona gravou com uma big band, no ano passado, pelo selo Sesc.

Atração seguinte, o Empathia Jazz Duo fez o show mais quente da noite. A cantora italiana Mafalda Minnozzi (radicada há duas décadas no Brasil) e o guitarrista norte-americano Paul Ricci levantaram a plateia, literalmente, com versões jazzísticas de “A Felicidade” (de Tom Jobim e Vinicius de Moraes) e “Desafinado” (Jobim e Newton Mendonça), além de outros clássicos da canção, como “Every Time We Say Goodbye” (Cole Porter) e “Estate” (Martino e Brighetti).

Fechando a noite, veteranos músicos locais, como os pianistas Ronnie Koller, Lobo Martinez e Carlos Schvartzman, o baterista Riolo Alvarenga e o violonista Kuky Rey se uniram para uma homenagem ao pianista e compositor Jorge “Lobito” Martinez (1952-2003), expoente do jazz paraguaio. Uma noite com atrações bem diferentes, que expressou a rica diversidade do jazz contemporâneo.


(Cobertura realizada a convite da produção do festival AsuJazz) 

0 comentários:

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB