Mimo Festival: evento traz a Paraty o inglês Jacob Collier, prodígio musical de 20 anos

|



Começa nesta sexta-feira (2/10), na cidade histórica de Paraty (RJ), a 12ª edição do Mimo Festival. Na programação de concertos, todos gratuitos, destacam-se o cantor e compositor africano Salif Keita (de Mali), o grupo erudito Zukerman Trio (de Israel) e atrações nacionais como o Duo Milewski com o violinista Daniel Guedes ou o flautista Carlos Malta e seu grupo Pife Muderno.

No entanto, é provável que o jovem pianista britânico Jacob Collier (na foto acima), verdadeiro prodígio musical, polarize a atenção da maior parte da plateia. Depois de lançar alguns vídeos no YouTube, com sofisticados arranjos instrumentais e vocais de sucessos de Stevie Wonder, Michael Jackson e The Carpenters que já somam milhões de acessos, o garoto de apenas 20 anos tem colecionado elogios de figurões do mercado musical.

Em julho deste ano, foi ninguém menos que o megaprodutor norte-americano Quincy Jones quem apresentou o concerto de Jacob no badalado Montreux Jazz Festival, na Suíça. Entre outros astros musicais que já declararam admiração pelo garoto estão Herbie Hancock, Chick Corea, Pat Metheny e o grupo vocal Take 6.

Nascido em uma família de músicos, ele estudou na Royal Academy of Music e na Purcell School, conceituadas instituições britânicas de ensino musical. Além do grande talento que revela como arranjador e improvisador, em seus vídeos (gravados em seu próprio quarto), Jacob ainda se dá ao luxo de cantar e tocar diversos instrumentos, como contrabaixo, guitarra, violoncelo, teclados e percussão. Seu álbum de estreia está previsto para 2016.

Além dos concertos, o Mimo Festival também oferece uma mostra de cinema ao ar livre, com filmes de temática musical. Na programação deste ano estão os longas “Eu Sou Carlos Imperial” (de Renato Terra e Ricardo Calil) e “My Name Is Now, Elza Soares” (de Elizabete Martins Campos), o média metragem “Reverberações: Itamar Assumpção” (de Pedro Colombo e Claudia Pucci) e o curta “Araca, o Samba em Pessoa” (de Aleques Eiterer), sobre a cantora Aracy de Almeida.

Em Paraty, a programação do Mimo vai de 2 a 4 de outubro. Neste ano, o festival também realizará uma etapa na cidade do Rio de Janeiro (RJ), além de retornar a Olinda (PE), onde o evento começou, em 2004. As datas e programação nessas cidades ainda não foram divulgadas. Em todas elas o festival inclui uma etapa educativa, com workshops, oficinas e palestras ministradas pelos mesmos músicos que farão os concertos.

Mais informações sobre o Mimo Festival em: www.mimo.art.br/


0 comentários:

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB