Rio das Ostras Jazz & Blues 2015: festival fluminense resiste à crise econômica

|

Quem acompanhou a edição de 2014 do Rio das Ostras Jazz & Blues, um dos grandes festivais do gênero na América Latina, vai notar a diferença. Em vez da extensa programação durante dois finais de semana, o evento que agita anualmente a cidade litorânea fluminense retornará de 20 a 23 de agosto com um programa mais compacto.
 

Entre as atrações principais do evento (prejudicado pelo recente cancelamento do show do trompetista Roy Hargrove, por motivo de saúde) estão o eclético percussionista nova-iorquino Omar Hakim (na foto acima), a banda britânica de funk-jazz Incognito (na foto abaixo, o líder e guitarrista Jean-Paul “Bluey” Maunick) e o guitarrista e bluesman californiano Robben Ford.  

O blues também estará representado por outros três guitarristas: a norte-americana Carolyn Wonderland, o britânico Matt Schofield e o cearense Artur Menezes. De New Orleans vem o acordeonista Dwayne Dopsie, especialista em zydeco (dançante gênero musical da Louisiana). Entre os brasileiros destacam-se ainda o gaitista Gabriel Grossi e a Orquestra Kuarup.   

 
O produtor Stenio Mattos revela que foi difícil realizar o festival neste ano. “Encaramos uma luta árdua, tentando buscar novas alternativas à dependência do petróleo”, diz o diretor do evento, referindo-se às dificuldades econômicas enfrentadas pela região, voltada à produção petrolífera.  

“Temos que continuar mostrando que se pode fazer cultura de alto nível, sem cobrança de ingressos, e ainda trazer benefícios econômicos para a região com o uso correto de leis de incentivo”, afirma o produtor. 


Mais que lamentar a redução do número de atrações do evento, em função da grave crise econômica que tem abatido todo o país, os frequentadores do Rio das Ostras Jazz & Blues podem comemorar o fato de, apesar das adversidades, o festival vai realizar sua 13ª edição sem abrir mão da qualidade musical.  


 

1 Comentário:

FiIicio M. disse...

A banda Incognito realmente promete. Independente da situação financeira, é sempre bom contar com um festival de alta qualidade.

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB