Mayra Andrade: voz e carisma para brilhar em qualquer lugar do mundo

|

Mayra Andrade colore tudo o que canta com um irresistível tom de melancolia. É isso o que faz dessa cantora e compositora cubana criada no arquipélago de Cabo Verde, hoje radicada na França, uma artista tão especial. Mais até, talvez, do que o fato de ser ela a grande voz da música cabo-verdiana depois de Cesária Évora.

Com canções em inglês, francês, crioulo cabo-verdiano e português, "Lovely Difficult" (lançamento Sony), o quarto álbum de Mayra é uma assumida tentativa de introduzi-la no mercado anglo-americano –- especialmente por meio de canções pop, como “96 Days”, “We Use to Call It Love” (que até ganhou um videoclipe bobinho) ou o reggae “Rosa”.

Felizmente, não faltam composições da própria cantora, como a nostálgica “Ténpu ki Bai”, a doce “A-mi N Kre-u Txeu” ou a dançante “Téra Lonji”, derivadas das mornas e coladeiras de Cabo Verde. Desde que não deixe de lado sua essência musical para buscar um público maior, Mayra tem voz e carisma para brilhar em qualquer lugar do mundo.


(Resenha publicada no "Guia Folha - Livros, Discos, Filmes", em 28/6/2014)

Aqui um 'making of' das gravações do álbum "Lovely Difficult":



E no link abaixo a emocionante interpretação de Mayra em "Lamento Sertanejo", a canção de Dominguinhos, que ela gravou com Hamilton de Holanda e Yamandu Costa para a websérie "Dominguinhos+!":






0 comentários:

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB