Etta James: grande intérprete do R&B, no festival de Montreux, em alta definição

|

Impulsiva e desbocada, Etta James (1938-2012) foi uma das grandes intérpretes de rhythm & blues. Nas décadas de 1970 e 1980, seu vozeirão tonitruante e suas performances libidinosas faziam alguns cantores de rock parecerem tímidos seminaristas, mesmo no palco.

Registrado em alta definição, este show no Montreux Jazz Festival, em 1993, mostra Etta ainda em grande forma, cantando alguns de seus sucessos, como o atrevido blues “Come to Mama” e a pungente balada “I’d Rather Go Blind”. Porém, nem a inferior resolução de imagem impede que o material extra deste blu-ray roube a cena, com trechos de cinco apresentações anteriores da cantora, no mesmo festival.
 
Versões de dois clássicos do soul, “Drown in My Tears” (de Ray Charles) e “Respect Yourself” (dos Staple Singers), trazem Etta ainda com cara de menina travessa, em 1975, à frente de uma banda recheada de sopros. Já o pesado blues “Take to the Limit”, em 1978, é praticamente um slogan dessa cantora, em formato musical. Na vida e no palco, Etta James não aceitava limites

(resenha publicada no "Guia Folha - Livros, Discos, Filmes", em 29/6/2013)


0 comentários:

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB