Cacá Machado: sambas com a cara de São Paulo, em "Eslavosamba"

|


O compositor, violonista e pesquisador Cacá Machado é o núcleo central deste projeto tipicamente paulistano. Ele assina as 13 faixas do álbum “Eslavosamba”, em parcerias com músicos e letristas de origens eslavas e diferentes gerações, como o “polaco” Guilherme Wisnik ou os “russos” Arthur Nestrovski e Vadim Nikitin, entre outros.

Realçada pela voz da cantora Elza Soares e pela guitarra de Kiko Dinucci, a estranheza do samba “Sim” (parceria com Eduardo Climachauska) já anuncia que não se trata de uma tradicional roda de samba. Não à toa, entoada por Ná Ozzetti, a canção “Casual” (de Machado e Nestrovski) remete ao canto falado do grupo Rumo, até na letra.


A herança da vanguarda paulista dos anos 1980 também se manifesta na desconstrução de “Valsa Lunar” (Machado e Wisnik), que traz Arrigo Barnabé e Juçara Marçal (do trio Metá Metá), nos vocais. Sem falar no roqueiro samba “Não Veio” (parceria com Rômulo Fróes) ou no instrumental “Pagode Polaco”, que Machado transforma em divertidas vinhetas. Um projeto inovador e contemporâneo, inspirado pelo samba. A cara de São Paulo. 

(resenha publicada no "Guia Folha - Livros, Discos, Filmes", edição de 27/4/2013)



 

0 comentários:

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB