New Orleans Jazz Fest: cantora Germaine Bazzle vem para o Bourbon Fest Paraty

|


                                                                                       
A chuva forte que caiu no final da tarde do ultimo domingo, obrigando a plateia a enfrentar muita lama nas dependências do encharcado hipódromo de Nova Orleans, não diminuiu a animação. Com capas de plástico, guarda-chuvas, ou mesmo sem proteção alguma, dezenas de milhares de fãs das bandas Earth, Wind & Fire, Gipsy Kings e Dave Mathews Band enfrentaram a intempérie para se divertir e aplaudir seus ídolos durante a 44.a edição do New Orleans Jazz Fest.

Duas horas antes que a chuva despencasse, um colorido cortejo de fãs, familiares e amigos do veterano baterista “Uncle” Lionel Batiste desfilou pelas ruas do hipódromo para prestar homenagem ao líder da tradicional Tremé Brass Band, que morreu no ano passado, aos 81 anos.

Entre as músicas melancólicas e alegres que costumam acompanhar os típicos funerais de Nova Orleans surgiu uma mais recente: “Down in Tremé”, a dançante canção de abertura da série de TV “Tremé” (exibida no Brasil pelo canal pago HBO), que tem ampliado o interesse no mundo por essa cidade tão musical, narrando histórias de sua reconstrução após a tragédia deflagrada pelo furacão Katrina.

No sábado, entre os 12 palcos que oferecem atrações simultâneas, a tenda dedicada ao jazz moderno exibiu dois carismáticos veteranos: o pianista e band leader porto-riquenho Eddie Palmieri, 77, com sua afiada Salsa Orchestra, e Germaine Bazzle (na foto acima), uma das cantoras mais conceituadas de Nova Orleans.

Aos 81 anos, Germaine esbanjou simpatia, revisitando “standards” do jazz extraídos dos repertórios de Billie Holiday, Ella Fitzgerald e Sarah Vaughan, entre outras grandes vocalistas de jazz que a influenciaram.

“Esta é a minha favorita”, disse ela ao abrir seu show com a canção “When You’re Smiling”, numa versão bem suingada e elegante, arrancando sorrisos e demonstrações de surpresa frente à alta energia de seus improvisos vocais.

Os paulistas que quiserem ouvi-la ao vivo, pela primeira vez no Brasil, terão que ir a Paraty (RJ), de 24 a 26 de maio, onde será realizada a quinta edição do Bourbon Fest Paraty. No elenco já estão confirmados os nomes da banda britânica Incognito e da Big Sam’s Funky Nation, banda de New Orleans que também se apresentou ontem no festival.

O Brasil esteve representado no primeiro final de semana do evento em New Orleans. No palco Jazz & Heritage (dedicado à herança musical da África), o cantor e percussionista Magary Lord fez a plateia dançar com as coreografias extravagantes de seu afro-baiano “black semba”.

O New Orleans Jazz & Heritage Festival continua na próxima semana com shows de Frank Ocean, Stanley Clarke, Terence Blanchard, Jimmy Cliff, Aaron Neville, Patty Smith e Black Keys, entre centenas de atrações.


(texto publicado originalmente na "Folha de São Paulo", em 30/04/2013)


0 comentários:

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB