ECM: preciosidades do selo europeu de jazz e música improvisada retornam ao Brasil

|

                    Jan Garbarek, Egberto Gismonti e Charlie Haden, na capa do álbum "Mágico" (1979)

Uma ótima notícia para os apreciadores do jazz e da música improvisada contemporânea: o catálogo do conceituado selo ECM – com mais de 1.200 discos de músicos de alto quilate, como Keith Jarrett, Pat Metheny, Charlie Haden, Chick Corea, Egberto Gismonti e Naná Vasconcelos – vai voltar a ser distribuído oficialmente no mercado brasileiro. A iniciativa é da gravadora paulista Borandá, que acaba de estabelecer uma parceria com esse selo europeu e também planeja trazer alguns de seus artistas para apresentações no país.

Fundado em 1969, pelo contrabaixista e produtor alemão Manfred Eicher, o ECM (sigla de Edição de Música Contemporânea) só precisou de alguns anos para ver reconhecido o alto padrão musical de seus projetos. Depois de gravar elogiados álbuns de jazzistas como Mal Waldron, Paul Bley e Jan Garbarek, lançou “Köln Concert” (1975), álbum de Keith Jarrett que ultrapassou a marca de três milhões de cópias vendidas – número inusitado para uma gravação ao vivo de piano-solo.

Não à toa, o elogio de um crítico da revista canadense “Coda” (“o mais belo som próximo do silêncio”) tornou-se uma espécie de slogan informal do selo. Assim como o nova-iorquino Blue Note, cujo catálogo é identificado pelo som enérgico do hard bop dos anos 1950, ou o Impulse!, selo associado à ebulição do free jazz da década de 1960, o ECM desenvolveu uma relativa identidade sonora – em parte graças à música esparsa e melancólica de jazzistas europeus, como John Surman, Terje Rypdal ou Eberhard Weber.

Responsável pela parceria com o ECM, Fernando Grecco, diretor da Borandá, conta que a iniciativa aconteceu casualmente. Fã de gravações do selo europeu, visitou seu estande em uma feira de jazz, em abril último, na Alemanha, onde foi divulgar os discos de sua gravadora. Semanas depois recebeu um e-mail do diretor de vendas do ECM, interessado em um parceiro comercial no Brasil.

“Dizem que as melhores coisas no mundo dos negócios acontecem por acaso”, festeja Grecco, contando que nem imaginava a possibilidade de um dia poder disponibilizar discos do catálogo ECM no Brasil, já que a Borandá tem como prioridade produzir, promover e exportar música brasileira. Mas, o fato de Manfred Eicher ter contribuído para desenvolver a carreira internacional do brasileiro Egberto Gismonti, que já gravou dezenas de discos pelo ECM, torna a parceria mais interessante ainda.

“Além de trabalhar de forma integral o catálogo ECM, no trabalho que iremos desenvolver haverá um grande foco na obra do Gismonti”, explica Grecco, que pretende disponibilizar, já no próximo ano, todos os álbuns do instrumentista e compositor a preços mais atrativos do que os cobrados hoje nas importadoras, que chegam a R$ 70. “Graças ao licenciamento, esse valor pode se aproximar de R$ 40 para o consumidor final”, calcula.

Inaugurando a parceria, já neste mês, dois discos de Gismonti voltam ao mercado brasileiro. O cultuado “Danças das Cabeças”, gravado em duo com o percussionista Naná Vasconcelos, em 1976, inclui alguns clássicos de sua obra, como “Celebração de Núpcias” e “Tango”, além da releitura de “Fé Cega, Faca Amolada” (Milton Nascimento). Lançado em 1991, o CD “Infância” foi gravado com uma formação que combina instrumentos de corda, o piano de Gismonti e os sintetizadores de Nando Carneiro.

Outro destaque desse primeiro suplemento é um álbum inédito de Keith Jarrett: o CD duplo “Rio”, gravado ao vivo, em abril deste ano, no Teatro Municipal carioca. O lançamento praticamente imediato se deve a um fato inusitado: conhecido por seu temperamento blasé, o pianista norte-americano ainda esperava o voo de volta, no aeroporto do Galeão, quando ligou para Eicher, pedindo que ele lançasse logo o registro desse concerto, por achar que havia feito ali uma das melhores apresentações de sua carreira.

O pacote se completa com o relançamento de outros 35 álbuns do catálogo ECM, nos formatos CD, DVD e vinil, assinados por músicos como Pat Metheny, Jan Garbarek, Charlie Haden, Charles Loyd, Chick Corea, Zakir Hissain e Steve Reich.

(reportagem publicada originalmente no caderno “Eu & Fim de Semana” do jornal “Valor Econômico”, em 2/12/2011)


Enhanced by Zemanta

0 comentários:

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB