Curaçao North Sea Jazz: festival caribenho se firma com vitrine do jazz e da música latina

|

                                                                                         Photos by Carlos Calado
Não é qualquer artista que tem o privilégio de ser chamado ao palco, por uma multidão de milhares de fãs que decidem cantar, espontaneamente, um de seus sucessos. Foi assim que a ansiosa plateia do Curaçao North Sea Jazz Festival recebeu, às 23h15 do sábado, o cantor e compositor norte-americano Stevie Wonder (na foto acima). A declaração de amor contida na canção “I Just Called to Say I Love You” ganhou novo sentido.

O dançante show de Stevie Wonder encerrou um evento musical que, já em sua segunda edição, demonstrou um expressivo crescimento. Com ingressos esgotados há dias para a noite do sábado, a circulação do público pelos três palcos instalados no complexo do World Trade Center tornou-se difícil, em alguns momentos. Por volta das 22h, a produção chegou a improvisar uma barreira, para diminuir o acesso ao palco onde se apresentava o cantor e compositor panamenho Rubén Blades, cuja plateia já estava no limite de sua capacidade.


 
A noite de sábado também confirmou o sucesso da eclética fórmula musical desse evento. Obviamente, uma parte do público estava ali para ouvir os hits de Stevie Wonder, que marcaram a história do pop e da black music norte-americana. Mas as multidões que se formaram para acompanhar os shows do jazzista cubano Roberto Fonseca, do cantor e compositor dominicano Juan Luis Guerra (foto acima) e do músico e ator panamenho Rubén Blades provaram que o público local não se contenta apenas com a mediocridade musical veiculada pelas rádios e TVs. 

 
 
Quem circulou pelos três palcos, na noite de encerramento deste festival, teve a chance de ouvir um sintético panorama da moderna música popular da América Latina: o jazz afro-cubano e as contradanças de Chucho Valdés e Roberto Fonseca (na foto acima), as bachatas e os merengues de Juan Luiz Guerra, a salsa de Rubén Blades, além dos ritmos nativos da própria ilha de Curaçao, exibidos pelo tecladista Ronchi Matthew. 


 
Na noite anterior, o saboroso cardápio musical oferecido variou mais entre o jazz e a black music.
O saxofonista norte-americano Branford Marsalis (que toca amanhã, dia 6/9, em São Paulo; dia 7, no Rio), o pianista panamenho Danilo Perez e o percussionista Poncho Sanchez (foto acima), com participação especial do trompetista Terence Blanchard fizeram apresentações de alta qualidade jazzística. Já as bandas Earth, Wind & Fire e Chic (comandada por Nile Rodgers) excitaram suas plateias com muitos hits dançantes dos anos 70 e 80. 

 
Prejudicada pela concorrência direta com o show do astro pop britânico Sting, a cantora norte-americana Sharon Jones (na foto acima) não escondeu sua decepção ao ver grande parte da plateia sair, no meio de sua apresentação. “Sem problema. Esta é minha primeira vez em Curaçao, mas não vou deixar de dar o máximo de mim a vocês que ficaram aqui”, disse, aplaudida euforicamente pelas centenas de felizardos de a viram incendiar o palco com seu clássicos funks e rhythm & blues. 



Não havia artistas do Brasil nessas duas noites (só a pianista paulista Eliane Elias participou dos shows preliminares do festival), mas, mesmo assim, a música brasileira não ficou de fora. A cantora norte-americana Dione Warwick (foto acima) dedicou parte de seu show de sábado a um tributo ao Brasil, que incluiu as clássicas “Águas de Março” e “Corcovado”, de Tom Jobim.


E o tecladista curaçolenho Ronchi Matthew, que encerrou o evento no palco dedicado ao jazz, surpreendeu a plateia com "Samba Tropikal", um suingado samba instrumental de sua autoria. “Nunca estive no Brasil, mas vejam do que o amor pela música é capaz”, explicou, com um grande sorriso.

(Texto publicado na Folha.com, em 5/9/2011; cobertura realizada a convite da Oficina de Turismo de Curaçao)

0 comentários:

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB