9º Bourbon Street Fest: evento traz ao Brasil a diversidade musical de New Orleans

|


Nem seus criadores imaginaram que esse festival poderia crescer tanto. Idealizado em 2003, para comemorar os 10 anos do homônimo clube paulistano, o Bourbon Street Fest chega à nona edição, estendendo sua programação ao Rio de Janeiro (de 31/7 a 3/8) e Brasília (5 e 6/8). 
 
Seu assumido modelo é o New Orleans Jazz & Heritage Festival, um dos maiores eventos musicais do mundo, que é realizado desde 1970 em Nova Orleans (EUA), de onde vem quase todo o elenco.


A programação segue a diversidade musical da pantanosa região da Louisiana: vai do blues ao soul, passando por gêneros locais, como o zydeco (espécie de forró), o dixieland (estilo de jazz tradicional) ou a música das brass bands (bandas de metais).


Os shows de hoje – a partir das 15h30, com entrada franca, no parque Ibirapuera – refletem esse ecletismo musical. A festa começa com a Orleans St. Jazz Band, banda de rua que recria clássicos do jazz tradicional. Depois entra o veterano cantor e guitarrista John Mooney, expoente do blues com a cara da Louisiana.


Outro destaque do cardápio no Ibirapuera é a simpática violinista e cantora Amanda Shaw, garota-prodígio que mistura bluegrass, cajun e rock, em seu repertório. O show termina com o quarteto New Orleans Ladies of Soul, formado por Yadonna West, Angela Bell, Elaine Foster e Tereasa Betts, cantoras que relembram hits de divas do soul e do R&B, como Tina Turner, Beyoncé e Amy Winehouse.


Na próxima semana (de 2 a 6/8), o festival ocupa o palco do Bourbon Street Music Club. Além das atrações citadas, a programação inclui também o jazz moderno do trombonista Delfeayo Marsalis, o funk com metais da veterana Dirty Dozen Brass Band (na foto acima) e o dançante zydeco do sanfoneiro Nathan & Zydeco Cha Chas.


O encerramento do festival, em 7/8 (domingo), inclui também o tradicional Jazz Brunch, que combina pratos da culinária típica de Nova Orleans, assinados pelo chef Viko Tangoda, com uma apresentação da cantora Cynthia Girtley.


Finalmente, no palco montado na rua dos Chanés (em Moema, zona sul), ao lado do clube, a partir das 16h, mais três shows gratuitos: Delfeayo Marsalis, Nathan & The Zydeco Cha Chas e a Dirty Dozen Brass Band. Uma semana para curtir os sons e sabores de Nova Orleans.


(texto publicado na "Folha de S. Paulo", em 30/07/2011)

0 comentários:

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB