6º Festival Amazonas Jazz: evento traz Eddie Palmieri, mestre da salsa e do jazz

|


Só a presença do pianista porto-riquenho Eddie Palmieri, 74, grande expoente da salsa e do chamado “latin jazz” (na foto acima), pela primeira vez no Brasil, já mereceria destaque. Mas essa é só uma das atrações da sexta edição do Festival Amazonas Jazz, que vai reunir de 19 a 24/7, em Manaus, um elenco de conceituados músicos do jazz e da música instrumental brasileira.

O trompetista Brian Lynch, o saxofonista Will Vinson, o pianista Aaron Goldberg, o baixista Kenny Davis e a cantora Cynthia Scott estão na programação de concertos, no Teatro Amazonas, que também inclui entre as atrações nacionais o duo do pianista André Mehmari com o bandolinista Hamilton de Holanda e os pianistas Hélio Alves e Irio Jr.


O concerto de abertura fica a cargo da Amazonas Band, regida pelo maestro e arranjador Rui Carvalho, que terá como solista o trombonista John Fedchock. Já no dia 22/7, essa big band retorna ao palco do Teatro Amazonas para outra apresentação, tendo como solistas o trombonista Todd Murphy e os trompetistas Daniel Barry e Altair Martins. Eddie Palmieri encerra o evento em clima de festa dançante, em 24/7, com uma apresentação gratuita, no Largo de São Sebastião, ao lado do Teatro Amazonas.
(veja os videos abaixo)

Quem já acompanhou edições anteriores do FAJ sabe que seu perfil é diferente de outros do gênero no país. Segundo Rui Carvalho, diretor artístico do evento, além de reunir músicos consagrados e novos talentos do jazz, incluindo também a produção local, outro critério fundamental é o de “trazer nomes que possam contribuir do ponto de vista pedagógico, nem sempre tão conhecidos, mas com um valiosíssimo conhecimento passível de ser compartilhado e aproveitado pelos alunos”.


Tanto os músicos estrangeiros, como os brasileiros do elenco, conduzem oficinas, master classes e encontros com estudantes e músicos locais, no Teatro Gebes Medeiros. Essa programação pedagógica inclui também uma vertente de caráter técnico profissionalizante. “Exemplo disso, neste ano, é a oficina de afinação e manutenção de pianos, ministrada por George Boyd, um nome extremamente respeitado no seu métier”, observa o maestro Carvalho.


“Eu também destacaria as oficinas de percussão, apoiadas pela Contemporânea Instrumentos Musicais, que atraíram uma comitiva de estudantes norte-americanos, oriundos de Seattle, que aqui estarão com o seu professor. Destacaria ainda a oficina de John Fedchock, com o apoio da Buffet Crampon. Fedchock é um dos principais professores de trombone da atualidade e também leciona na recém criada JEN (Jazz Educational Network). Esperamos que a partir deste contato outras relações institucionais frutifiquem”, comenta Carvalho.


Como em anos anteriores, o FAJ também vai estender sua programação musical a uma cidade do interior do Estado. Desta vez a escolhida foi Silves (a 200 km de Manaus), cuja população poderá apreciar, no dia 15/7, um concerto da Amazonas Band com o trombonista Todd Murphy.


“Saber que estamos contribuindo para o desenvolvimento da cultura no interior do Estado do Amazonas não é apenas motivo de orgulho. É sentir-me parte integrante de um processo que, em seu bojo, carrega a responsabilidade de contribuir com o fazer artístico e as ações culturais da Secretaria de Estado da Cultura para a construção da cidadania plena. E eu acredito nisso profundamente. No fundo, é uma ação cidadã e faço-a com muito prazer e alegria”, conclui o maestro Carvalho.


Confira a programação completa do evento, no site do Festival Amazonas Jazz.





0 comentários:

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB