BMW Jazz Festival: Zion Harmonizers trazem gospel tradicional de New Orleans

|

                                                                                             Foto: Carlos Calado

Em noite que destaca três conceituados saxofonistas norte-americanos, começa hoje, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, o BMW Jazz Festival. O programa reúne o quinteto de Billy Harper, o trio de Joshua Redman e o quarteto de Wayne Shorter.

No sábado, o evento vai exibir a porção mais eclética de seu elenco. A noite intitulada “Roots” (Raízes) mistura o gospel do grupo vocal Zion Harmonizers (na foto acima), os ritmos afro-baianos da Orkestra Rumpilezz e o soul energético da cantora Sharon Jones com a banda The Dap-Kings.

Em entrevista à Folha, no New Orleans Jazz & Heritage Festival (EUA), em maio, o vocalista Brazella Briscoe, líder dos Zion Harmonizers, relembrou que, na década de 1970, o grupo foi criticado por pastores de igrejas batistas que ainda resistiam à ideia de o gospel, gênero musical de essência religiosa, ser cantado fora das congregações – pior ainda num festival de jazz.

“A palavra jazz tinha uma conotação (sexual) que não soava bem aos ouvidos dos pastores”, disse Briscoe, ressaltando que a atuação de seu ex-colega Sherman Washington – morto em março, aos 85 anos – foi decisiva para que o grupo pudesse cantar pela primeira vez no festival de Nova Orleans, em 1972.

“Sherman era muito respeitado em todas as igrejas da Louisiana. Depois de conversar com os pastores, ele conseguiu que os coros participassem do festival. Desde que eles não bebessem cerveja no camarim, estava tudo certo”, disse o líder dos Zion Harmonizers.

Se repetir o formato da apresentação em Nova Orleans, Briscoe vai surpreender a plateia, ao descer do palco para apertar as mãos dos fãs. “Gosto de tocar as pessoas e de ser tocado por elas, porque o toque pode trazer bem estar”, justifica o vocalista, que age como um pregador no show.

(texto publicado na "Folha de S. Paulo", em 9/06/2011)

0 comentários:

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB