Mariene de Castro: uma carismática cantora baiana sem os clichês da axé music

|


Exceto pela origem baiana, ela é bem diferente dessas cantoras de axé music que soam fabricadas em série. Com 15 anos de carreira e uma íntima ligação com o samba de roda e outros ritmos tradicionais da região do Recôncavo baiano, Mariene de Castro começa enfim a ser “descoberta” pelo resto do país. “Santo de Casa” (lançamento Universal), seu segundo álbum, é o primeiro com distribuição nacional.


Neste show gravado no Teatro Castro Alves, em Salvador, ela esbanja carisma, cantando pot-pourris de sambas de roda, cirandas, ijexás e umbigadas, incluindo várias composições de Roque Ferreira, mestre nesse universo musical. Faixas como “Samba de Terreiro” e “Prece do Pescador” remetem à religiosidade do candomblé, outra influência marcante pela qual Mariene já foi comparada à mineira Clara Nunes (1943-1983).

Contrariando o provérbio do santo de casa que não faz milagre, essa talentosa baiana conseguiu resgatar toda uma riqueza rítmica e poética que a hegemônica axé music e seus trios elétricos ignoram há décadas. 

(publicado no "Guia Folha - Livros, Discos, Filmes", em 26/11/2010)




                                                

0 comentários:

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB