Miriam Makeba: DVD resgata show da maior estrela da África do Sul

|


Maior estrela musical da África da Sul, a cantora e ativista Miriam Makeba (1932-2008) viveu durante três décadas no exílio, por se colocar contra a política de apartheid que vigorou naquele país até 1990. A proibição de seus discos e a cassação de sua nacionalidade não a impediram de continuar lutando contra o regime racista, simultaneamente à carreira artística.

Com um show registrado durante o Lugano Jazz Festival, na Suíça, em 1985, este DVD (lançado no Brasil pela Coqueiro Verde) mostra o carisma da Mama Afrika ainda em grande forma, acompanhada por uma banda competente, com vocalistas e dançarinas.

Difícil não se arrepiar ao ver a expressão de dor em seu rosto, quando interpreta a engajada canção “Soweto Blues” (de Hugh Masekela), lamentando as mortes nos conflitos entre estudantes e policiais sul-africanos, em 1976. Mas logo ela volta a sorrir, ao cantar e dançar a contagiante “Pata Pata”, seu hit mundialmente conhecido (veja no video abaixo como Miriam a cantava, ainda na década de 70). Pena que este DVD só tenha 37 minutos de duração.

(texto publicado no "Guia Folha - Livros, Discos e Filmes", em 29/10/2010)






0 comentários:

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB