"Confesso que Ouvi": livro de Érico Cordeiro traça perfis de dezenas de jazzistas

|

O livro “Confesso que Ouvi” (Editora Azulejo), do maranhense Érico Renato Serra Cordeiro, enriquece a ainda reduzida bibliografia sobre o jazz em língua portuguesa. Com um texto conciso e elegante, o autor traça perfis de quase 70 jazzistas, de mestres do gênero, como Charles Mingus, Dizzy Gillespie e Lester Young, a instrumentistas menos conhecidos do grande público, como o saxofonista Lucky Thompson, o trompetista Joe Gordon ou a pianista alemã Jutta Hipp.

Grande parte dos jazzistas retratados na obra pertence às brilhantes gerações que, nas décadas de 1940 e 1950, cultivaram o bebop, o cool jazz e o hard bop – escolha que revela as preferências musicais do autor. Nesses textos, publicados previamente em seu blog Jazz + Bossa + Baratos Outros, Cordeiro combina, com o devido equilíbrio, informações biográficas e resenhas de gravações dos músicos focalizados. As frequentes referências cinematográficas e literárias indicam que a erudição do autor não se limita ao universo do jazz.


Para obter o livro de Érico Cordeiro acesse seu blog: www.ericocordeiro.blogspot.com




1 Comentário:

Érico Cordeiro disse...

Prezado Carlos,
É uma honra ser mencionado em um espaço tão admirado quanto o Música de Alma Negra.
Espero que você se integre à confraria Jazz + Bossa, enriquecendo com seu conhecimento enciclopédico e sua prosa agradável e fluida o nosso jazzbarzinho!
Muito obrigado pela atenção e pela generosidade!

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB