Curaçao North Sea Jazz: festival caribenho volta em 2011 - o final da retrospectiva

|

                                                                                                                Fotos de Carlos Calado

O pianista e compositor brasileiro Sergio Mendes (na foto acima) atraiu uma das maiores plateias do Curaçao North Sea Jazz Festival, na noite de sábado. Como uma espécie de embaixador da MPB, ele tocou e cantou vários clássicos do samba e da bossa nova, de "Ela É Carioca" a "Aguas de Março", mas a versão da instrumental "Surfboard", com a participação de um bizarro rapper nos vocais, é de fazer Tom Jobim, seu compositor, se revirar no túmulo...

Fã declarado da música brasileira, o versátil cantor, violonista e compositor norte-americano Raul Midón exibiu seu ecletismo no palco Celia [Cruz]. Seu repertorio mistura soul, jazz, folk, R&B e reggae. E no melhor estilo "one man show", ele também inclui scats nos improvisos.

Responsável por um dos melhores e mais jazzísticos shows do festival, o trompetista Roy Hargrove (à direita, na foto acima) hipnotizou a platéia do palco Sir Duke. Entre outros achados, tocou uma versão sublime de "Speak Low" (Kurt Weil). Chamado de "young lion" nos anos 1990, Hargrove provou que amadureceu.


Uma das boas surpresas do evento, o pianista curaçolenho Randal Corsen exibiu jazz moderno e de alta qualidade, ao lado de feras internacionais do gênero, como o baixista norte-americano Scott Colley e o percussionista cubano Horacio "El Negro" Hernández. E ainda contou com uma canja de Roy Hargrove.


Para aqueles que não estavam interessados no show da banda pop inglesa Simply Red, o baixista e cantor camaronês Richard Bona encerrou o festival na sala Sir Duke, já na madrugada do domingo (5/9), misturando canções e improvisos jazzísticos.

Final de alto nível para um evento que atraiu cerca de 17 mil pessoas (em número divulgado pela produção) e já confirmou a realização da edição de 2011. Unindo um elenco musical para paladares diversos com as belezas naturais dessa ilha caribenha, o Curaçao North Sea Jazz Festival já desponta como uma opção bastante atraente para quem gosta de combinar música com turismo.
                                                                          


2 comentários:

Érico Cordeiro disse...

Prezado Carlos Calado,
Sou admirador do seu trabalho e sempre que posso dou uma passada aqui no Música de Alma Negra. Seu livro O jazz como espetáculo e aquela série da Folha de São Paulo sobre alguns dos grandes nomes do jazz são fonte permanente de consulta.
Gostaria de convidá-lo a conhecer o blog JAZZ + BOSSA + BARATOS OUTROS, cujo endereço é:
www.ericocordeiro.blogspot.com
Também gostaria de lhe encaminhar um examplar do livro "Confesso que ouvi", de minha autoria, onde falo um pouco sobre alguns dos meus jazzistas favoritos. Por favor, qual o seu endereço?
Meu e-mail é: ericorenatoserra@gmail.com
Grande abraço!

Carlos Calado disse...

Érico,
Obrigado pela atenção. Meu endereço segue por e-mail.
Abração,
Carlos Calado

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB