9º Tudo É Jazz: festival de Ouro Preto faz homenagem a Louis Armstrong

|

                                                                                                           Foto: Siebe van Ineveld
Após enfrentar dificuldades econômicas em 2009, o festival Tudo É Jazz, que é realizado anualmente na bela cidade histórica de Ouro Preto (MG), fará sua nona edição, de 16 a 19/9, com um elenco recheado de astros da cena internacional do jazz.

Como no ano passado, quando promoveu um tributo à cantora Billie Holiday, o festival mineiro fará outra homenagem. O pioneiro trompetista e cantor Louis Armstrong (1901-1971) será lembrado em dois concertos: o primeiro, em 17/9, inclui o sexteto dos irmãos Anat (clarinete e sax tenor), Avishai (trompete) e Yuval Cohen (sax soprano), talentosos músicos de Nova York, e o cantor mineiro Mauricio Tizumba; na noite seguinte, a homenagem a “Satchmo” reúne o trompetista Jon Faddis e os cantores Jon Hendricks e Nnenna Freelon.

O elenco do 9º Tudo É Jazz destaca também o saxofonista norte-americano Joshua Redman (na foto acima), o baterista mexicano Antonio Sanchez, a violinista norte-americana Regina Carter, o saxofonista porto-riquenho Miguel Zenón, o pianista russo Eldar Djangirov e o cantor norte-americano Freddy Cole, além do trio da pianista malasiana Linda Oh. Entre as atrações nacionais estarão o violonista mineiro Gilvan de Oliveira, o grupo carioca Rabo de Lagartixa e a cantora mineira Marina Machado.

A programação inclui também uma palestra do saxofonista Donald Harrison, um dos artistas mais conceituados na cena musical de New Orleans (EUA), sobre um tema bem contemporâneo e pertinente: “A realidade da cultura de raiz de New Orleans pós-Katrina”.

Veja a programação completa no site do festival: www.tudoejazz.com.br

                                                                                                                                    

0 comentários:

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB