"Icons Among Us": documentário traça precioso panorama da cena contemporânea do jazz

|




Se você se interessa pelos novos rumos do jazz contemporâneo, não só pelos estilos e artistas que ergueram as bases desse gênero musical no século passado, não deixe de assistir a “Icons Among Us: Jazz in the Present Tense” (2009), que o canal pago de TV Multishow HD está exibindo nesta e nas próximas semanas.

Dividido em quatro partes, esse documentário dirigido por Michael Rivoira, Lars Larson e Peter J. Vogt soa como uma resposta muito bem articulada ao ambicioso – mas parcial e conservador – “Jazz” (2001), o documentário de Ken Burns, que praticamente ignora o que se passou na história da música improvisada após a década de 1960.

Para realizar “Icons Among Us”, o produtor executivo John W. Comerford e sua equipe passaram sete anos colhendo depoimentos de 75 músicos, registrados em alta definição, além de dezenas de horas de shows, filmados em 16 milímetros. Entre os entrevistados aparecem figurões do gênero, como Herbie Hancock, Wayne Shorter, Wynton Marsalis e Terence Blanchard e Roy Hargrove, mas o foco principal está mesmo nos depoimentos e na música de jazzistas de gerações mais recentes, como Jason Moran, Brian Blade, Robert Glasper, Dave Douglas, Ravi Coltrane, Charlie Hunter, Bugge Wesseltoft ou os grupos The Bad Plus, Medeski, Martin & Wood e E.S.T., entre outros.

A ideia que perpassa as mais de três horas desse documentário é a de que o jazz sempre foi um gênero em constante transformação, portanto não faz sentido defini-lo de maneira estática, tentando traçar seus limites. Não é porque os jazzistas de hoje não gozam do mesmo prestígio e popularidade de um Louis Armstrong, de um Duke Ellington ou de John Coltrane, que as gerações mais novas seriam menos inovadoras ou criativas.

Mesmo que você discorde dessa visão, não deixe de ver. “Icons Among Us” traça um panorama precioso da cena do jazz durante a última década, tanto nos EUA como na Europa. Só por isso já merece a atenção de qualquer apreciador dessa música.


0 comentários:

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB