Guinga e Paulo Sérgio Santos: menos é mais

|

Menos é mais. Mesmo que este sábio mote (adotado por grandes artistas de diversas áreas, em diferentes épocas, do movimento Bauhaus ao jazz modal de Miles Davis) não seja mencionado pelo compositor e violonista Guinga, nem pelo clarinetista Paulo Sérgio Santos, não há como esquecer essa máxima ao se ouvir “Saudade do Cordão” (selo Biscoito Fino), o primeiro álbum desse duo instrumental com 16 anos de estrada.

A naturalidade e a precisão com que esse duo interpreta as melodias e harmonias intrincadas de composições de Guinga, como “Destino Bocayuva”, “Dichavado” ou “Cheio de Dedos”, chamam atenção mais ainda quando se vê os dois tocando juntos, no DVD. E emoção à flor da pele é o que não falta, em faixas como “Cine Baronesa” e “Senhorinha”.

A versão em DVD traz entre os extras um bate-papo da dupla com o crítico Tárik de Souza, que inclui uma saborosa explanação do clarinetista sobre as armadilhas de seu instrumento. Quem ainda desconhecia o talento de Paulo Sérgio Santos, vai encontrar um grande solista.

(resenha publicada no “Guia da Folha – Livros, Discos e Filmes”, em 29/05/2009)



0 comentários:

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB