Manu Le Prince: francesa canta tributo a Cole Porter

|

Já virou hábito. Nos últimos anos, o projeto Carnaval na Contramão, produzido pelo Sesc Pinheiros, tem oferecido boas opções musicais aos paulistanos que querem fugir das marchinhas estridentes e da folia do rei Momo. Shows de música instrumental brasileira e jazz dão mais uma vez o tom do evento, de domingo a terça.

A atração principal desta edição é a cantora francesa Manu Le Prince, que vai apresentar o repertório de seu recente CD “Tribute to Cole Porter” (selo Sergent Major), acompanhada por um quarteto de feras do instrumental brasileiro: Pascoal Meireles (bateria), Kiko Continentino (piano), Sergio Barrozo (baixo) e Idriss Boudrioua (sax alto), francês radicado no Rio.

“Essa é a minha turma mais querida daqui. Já fiz vários shows com eles”, diz em português a parisiense, que começou a cantar profissionalmente aos 19 anos, em Londres. “O jazz me acompanha desde menina. Minha mãe cantava ‘Cheek to Cheek’ e ‘Night and Day’ para eu dormir”.


Na década de 80, ela começou a dividir sua paixão por esse gênero norte-americano com a música brasileira. “Foi um pouco antes de encontrar meu marido, Tatau Caetano, que tocou com Johnny Alf e Dick Farney. Moramos 15 anos na França, onde trabalhamos juntos até sua morte, infelizmente, em 2002”, relembra.

A idéia de gravar um álbum-tributo a Cole Porter (1891-1964) não se deve apenas, segundo Le Prince, ao fato de ele ser um dos maiores autores da canção norte-americana. “Porter era um dos únicos que compunham música e letra junto, o que resultou em uma obra musical particularmente suingada”, ela explica.

Nas gravações de “Love for Sale”, “I’ve Got You Under My Skin”, “Let’s Fall in Love” e “What Is This Thing Called Love”, entre outras que farão parte do show, Le Prince demonstra ser uma cantora de jazz clássica e elegante, que não dispensa um toque de sensualidade, em suas interpretações. Além disso, pronuncia o inglês de forma irrepreensível, algo raro na França.

Carnaval
Curiosamente, a intimidade com as sofisticadas canções de Porter não a impedem de gostar do carnaval brasileiro. “Sou francesa”, justifica. “Já assisti muitos desfiles de escolas, adoro os blocos. Este ano vou desfilar na Estácio de Sá, junto com meu filho de 14 anos, Julian, que também fará uma participação no show”.

O projeto Carnaval na Contramão começa amanhã com o show do talentoso trio Corrente, formado por Fabio Torres (piano), Edu Ribeiro (bateria) e Paulo Paulelli (contrabaixo). Esse grupo paulistano combina em seu repertório composições próprias e releituras de clássicos da MPB.

A atração de segunda-feira é o quinteto de música instrumental brasileira do guitarrista Duca Belintani. Já na terça, no mesmo horário do show de Manu Le Prince, apresenta-se também o trio Regra de Três, integrado pelos experientes Lupa Santiago (guitarra), Sizão Machado (baixo) e Bob Wyatt (bateria), cujas composições seguem o espírito experimental do free jazz.

(entrevista publicada na “Folha de S. Paulo”, em 21/2/2009)

0 comentários:

 

©2009 Música de Alma Negra | Template Blue by TNB